Anuncie Aqui

Aprenda a usar o WhatsApp Business de forma certeira na relação com consumidores

 

Confira dicas para pequenas e médias empresas se beneficiarem com essa ferramenta e conseguir mais consumidores

O WhatsApp, além de ser a rede social mais usada no Brasil, é um dos principais canais utilizados pelas pequenas e médias empresas para atendimento e relacionamento com o consumidor.

Para melhorar a experiência de uso comercial, foi lançado o WhatsApp Business, disponível para download em dispositivos Android.

A Octadesk, startup especializada em desenvolver soluções de gestão de relacionamento com os clientes, reuniu algumas dicas para usar essa nova forma de contato no meio profissional.

Requisitos

Os requisitos para ter uma conta empresarial verificada são ser uma PME e fornecer um número de telefone fixo ou móvel não vinculado a outra conta.

Para estabelecer um contato, é necessário que o cliente acione a empresa ou forneça seu número de celular para que ela entre em contato.

Ter uma conta verificada como empresarial passa mais confiança ao cliente

Vantagens

As vantagens de utilizar a versão empresarial em relação à original são muitas.

Entre elas estão a conta da empresa verificada e sinalizada como comercial, ferramentas para automatizar e classificar as mensagens e possibilidade de agendar mensagens.

Além disso, há a criação de respostas automáticas, métricas de mensagem – conseguindo acompanhar as estatísticas sobre as mensagens e integração com chatbot.

Finalidades

O ideal é que as empresas utilizem o WhatsApp para se comunicar com seus atuais clientes, mais do que tentar atrair novos pelo aplicativo.

Afinal, ninguém gosta de receber mensagens de números desconhecidos.

Apesar disso, a responsividade tende a ser maior quando se usa o WhatsApp ao invés da ligação telefônica.

Isto porque os clientes rejeitam mais ligações vindas de números não encontrados do que mensagens personalizadas de texto.

Opte somente pelo Whatsapp Business se tiver certeza que irá conseguir a todos os clientes

Esse canal pode ser usado para marketing (mensagens personalizadas, aviso de promoções e novidades etc.), customer support (responder dúvidas dos clientes) e comunicação interna (tratar de questões rápidas e objetivas com os colaboradores, evitando ruídos na comunicação).

Mais vantagem: o aplicativo empresarial é uma excelente plataforma one-to-one para comunicação direta com os clientes.

Ao mesmo tempo, para dar conta do volume de mensagens dos clientes, é melhor só escolher o WhatsApp como ponto de contato para atendimento.

Entretanto, se esse volume não for elevado, já que você corre o risco de se desorganizar e deixar o cliente sem respostas.

Outras formas de usar o WhatsApp para negócios

Há alguns serviços que podem desfrutar dessa ferramenta de maneira assertiva, com uma relação mais próxima e ao mesmo tempo profissional.

Entre elas podem ser citadas:

  • Delivery de comida;
  • Concierge servisse;
  • Plataforma de booking;
  • Consultas médicas;
  • Serviços governamentais.

Veja algumas curiosidades dessa nova maneira de “falar” com os consumidores

Em apenas 24 horas após a abertura da conta oficial no WhatsApp, a companhia aérea KLM, que usou o serviço na fase de testes, recebeu mil mensagens de clientes pelo aplicativo, sendo 10% em português.

Embora muitos consumidores não gostem de receber ligações telefônicas, esse ainda é o meio mais conhecido de interação por eles

O CXTrends, estudo realizado pela Octadesk com 350 empresas e 500 clientes, em parceria com a MindMiners, levantou alguns dados interessantes sobre o uso de diferentes pontos de contato.

Entre eles estava o WhatsApp como ferramentas de atendimento e relacionamento com o cliente.

– De acordo com as empresas, os canais mais utilizados para atender os clientes são telefone (88%), e-mail (86%), WhatsApp (57%) e Facebook (52%);

– No cenário internacional, as perspectivas não são tão diferentes.

Segundo o estudo State of Customer Experience 2017, com mais de 200 respondentes, 49% das empresas afirmam utilizar o e-mail para se comunicarem com os clientes, 39% utilizam webchat e 21% oferecem autoatendimento;

– A pesquisa confirma os dados anteriores sobre telefone e e-mail, mas não sobre WhatsApp e Facebook.

Os consumidores ainda acreditam que os canais mais utilizados pelas empresas para estabelecer algum tipo de comunicação são telefone (66%), e-mail (56%), chat no site (38%), autoatendimento (36%) e Reclame Aqui (34%).

Contrariando o que afirmam as empresas, o WhatsApp aparece apenas em oitavo lugar, com 27%;

– Os canais de preferência dos clientes são telefone (53%), e-mail (49%), WhatsApp (41%), chat no site (31%) e autoatendimento (26%).

 

Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais!

Hits: 158




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *