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Mais do que calmante: conheça os benefícios do maracujá!

Além de ser rico em nutrientes os benefícios do maracujá também incluem prevenção de doenças e auxílio nas dietas

O maracujá é uma fruta rica em nutrientes e também conhecida pelo seu uso terapêutico.

Na composição desse excelente fruto tudo pode ser aproveitado.

Nesse contexto, falamos de fruto, casca, semente e folhas para várias finalidades.

A nutricionista clínica e funcional, Dra. Cleonice Pereira, detalhou quais são os benefícios do maracujá para a saúde.

Inclusive, para quem está de dieta ou quer se prevenir doenças.

1 – Liberado para quem está de dieta

O maracujá pode ser aproveitado da casca às sementes

A fruta é uma excelente opção para quem quer perder peso, pois as calorias contidas são de baixíssimo índice glicêmico.

Além disso, a pectina, que está presente na casca do maracujá, é uma fibra solúvel que atua na redução da absorção de glicose sanguínea, o que auxilia na perda de peso.

Cada fruto tem em média 28 kcal ou 97 cal se considerarmos cada 100 gramas de polpa fresca.

Em comparação com outras frutas com as mesmas propriedades nutricionais, como a manga e a uva, notamos que é uma das que tem a menor quantidade de caloria.

2 – Rico em nutrientes

São muitos os nutrientes importantes para nosso organismo encontrados no maracujá.

Isso porque é uma fruta rica em várias vitaminas e minerais.

Em sua composição estão relacionadas as seguintes propriedades: fonte de vitamina C, vitaminas do complexo B2, B3, B6, vitamina A, além dos minerais ferro, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, cobre, potássio e fibras.

3 – Benefícios do maracujá à saúde

Entenda como os nutriente dos maracujá auxiliam em várias funções orgânicas e reações químicas em nosso organismo:

– A vitamina A age como protetora da pele e visão;

– As vitaminas A, C e B favorecem o metabolismo e as reações enzimáticas do organismo como um todo;

– A niacina (vitamina B3) é auxiliadora na síntese de proteína.

É importante para atletas e pessoas com necessidade de aporte proteico aumentado na dieta;

A fruta é grande fonte de vitaminas e minerais

– Graças à sua riqueza em vitamina C, é considerada um potente antioxidante que combate radicais livres, fortalece o sistema imunológico.

Além disso, auxilia no combate às infecções e aumenta a absorção de minerais como ferro, zinco e magnésio quando consumido perto das grandes refeições.

– Também atua como protetor ósseo e tecidos.

A pectina, presente na casca, é uma fibra solúvel que atua na redução da absorção de glicose sanguínea, e por isso auxilia no tratamento do diabetes e colesterol.

– Por fim, o maracujá contém uma substância chamada passiflorina, que age como calmante.

Já as sementes são poderosos vermífugos da dieta.

4 – Tratamento e prevenção de doenças

As propriedades do maracujá proporcionam benefícios para saúde e boa forma.

Os casos em que seu consumo é recomendado e auxiliará no tratamento e prevenção de doenças são:

  • Prevenção e combate contra o câncer;
  • Suporte ao sistema imunológico;
  • Insônia;
  • Má circulação;
  • Ajuda a manter as células do cólon saudáveis;
  • Má digestão;
  • Necessidade de aumento da hemoglobina no sangue;
  • Melhoria da saúde dos olhos;
  • Alteração da pressão sanguínea;
  • Ajuda a manter o bom humor;
  • Alívio para a asma;
  • Baixa densidade dos ossos.

A Dra. Cleonice também indica uma receita leve e prática para quem quer se deliciar com a fruta, além de indicar os valores nutricionais e calóricos da sobremesa.

Receita de Gelado de Maracujá

Ingredientes

– 3 colheres (sopa) de adoçante em pó;

– 4 colheres (sopa) de suco de maracujá;

– 1 envelope de gelatina em pó sem sabor;

– 1 copo de iogurte desnatado.

Modo de Preparo

Coloque a gelatina numa tigela e hidrate com 3 colheres (sopa) de água.

Leve ao fogo em banho-maria,por 5 minutos ou até amolecer.

Bata no liquidificador a gelatina, o iogurte, o suco de maracujá e o adoçante por 2 minutos ou até ficar homogêneo.

Distribua em 2 taças individuais e leve para gelar por 2 horas ou até endurecer.

No momento de servir, decore com folha de hortelã.

Rendimento: 2 porções;

 

Calorias = 115 Kcal/ Carboidratos = 14,58g/ Proteínas = 10,79/ Lipídios = 1,69 g

 

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