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O futuro da moda: você que é profissional está preparado?

Gerente de Educação no Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil fala sobre a moda inserida no meio tecnológico

Texto: Robson Marcus Wanka/ Revisão: Priscilla Silvestre

Nos últimos anos, muitas carreiras profissionais passaram por mudanças. Algumas se adequaram aos novos tempos e outras sofreram transformações radicais.

Tantas foram extintas e muitas outras ainda surgirão. O mundo da moda passa por uma verdadeira revolução.

A 4ª Revolução Industrial, para ser mais específico, que já bate à nossa porta e nos mostra que a conectividade é a chave para o futuro.

Com a explosão de tantas novidades, os profissionais do setor têm buscado especializações.

E essas cada vez mais direcionadas à tecnologia, o que vem atropelando quem insiste em se manter parado no tempo.

A Confecção 4.0 é a grande novidade que marca a integração entre os espaços físico e virtual, os consumidores, os produtos, as máquinas, os softwares, os sistemas produtivos e a cadeia de fornecimento.

Isso significa a produção de uma roupa cada vez mais personalizada e exclusiva, feita com a ajuda de diversos componentes tecnológicos.

Como fica a tecnologia no meio da moda?

Mas, diante de tanta robotização, sobra espaço para a interferência humana? Sim, e muito!

Mão de obra específica para atuar na programação e no desenvolvimento de tais componentes ainda é escassa.

Robson Marcus Wanka – Gerente de Educação no Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil

Precisamos de cabeças pensantes para inovar e fazer com que todos esses equipamentos trabalhem em harmonia.

Já há no mercado cursos de formação de profissionais capazes de projetar a indústria do futuro em empresas de confecção, vestuário e têxtil, seguindo os moldes da Confecção 4.0.

O objetivo é torná-los especialistas capazes de integrar tecnologias, executando processos industriais mais eficientes, produtivos e sustentáveis.

Como dito anteriormente, a chave para o futuro é a conectividade e a integração de todo o processo produtivo.

Além de levar inovação às empresas e ao mercado como um todo, a conectividade vai reduzir custos com mão de obra e tempo de trabalho, ao mesmo tempo que deve favorecer maiores ganhos.

Especialização: a necessidade “obrigatória”

É importante ressaltar, portanto, que o mercado da moda vai buscar cada vez mais novos profissionais que saibam lidar com a tecnologia.

“O objetivo é torná-los especialistas capazes de integrar tecnologias, gerando processos industriais mais eficientes, produtivos e sustentáveis”

Pessoas que sejam capazes de alimentar a indústria com ideias modernas e, principalmente, que passem a atuar de acordo com as necessidades reais desse novo mercado.

Até porque o público já vem mudando a forma de consumir.

Não há mais tempo para sair em busca da roupa perfeita enquanto se experimenta uma infinidade de peças.

A consciência ambiental e a preocupação com o desenvolvimento sustentável também começam a fazer parte do cotidiano dos consumidores.

Assim, os profissionais da moda precisam embarcar logo nessa nau futurística, se quiserem se manter no mercado daqui a alguns (poucos) anos.

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